Sophia Penteriche se torna a oitava melhor do Brasil nos 100m costas

Sophia Penteriche se torna a oitava melhor do Brasil nos 100m costas - 15 de abril de 2022

A nadadora Sophia Penteriche Marques (15 anos), integrante da equipe GUS / Unimed, sagrou-se a nona melhor do Brasil nos 200m costas e oitava melhor do país nos 100m costas. Ao lado do Professor e Técnico, Emerson Jimenez, os títulos foram conquistados no Troféu Brasil de Natação – “Troféu Maria Lenk”, realizado entre os dias 04 a 09 de abril no Rio de Janeiro, no Complexo Aquático Maria Lenk.
De acordo com o Professor e Técnico Emerson Jimenez, essa competição é do mais alto nível nacional de categoria aberta (sem distinção por idade), seletiva para a formação da seleção em Campeonatos Internacionais. Na manhã de terça-feira (dia 5), nadou a eliminatória dos 100m costas com o tempo de 1’07 classificando para a final principal (A – disputa do 1° ao 8° colocado), com mais sete nadadoras. A tarde nadou com o tempo de 1’06”, mantendo sua colocação entre as oito melhores nadadoras absolutas do Brasil.
Na sexta-feira (dia 8), novamente caiu na água para nadar os 200m costas com o tempo de 2’25”, classificando-se para a tarde na final B (de 9° ao 16°). Nadando, melhorou sua melhor marca para 2’22”. Ela conquistou a nona colocação e ganhou a final B, tempo esse que a consagrou na sexta colocação na final A.
Essa competição foi seletiva para o Campeonato Mundial de Júnior (até 18 anos), o Mundial absoluto.
A Diretoria do GUS parabeniza a atleta e ao técnico Emerson Jimenez pela brilhante atuação.