Prática de atividades físicas na infância contribui para um crescimento saudável

Prática de atividades físicas na infância contribui para um crescimento saudável - 4 de junho de 2018

Professor Ricardo Barbosa fala sobre o tema

A prática constante de atividades físicas só traz benefícios para as pessoas de qualquer faixa etária, mas na infância ela também está atrelada ao desenvolvimento das habilidades motoras básicas que contribuem para um crescimento saudável.

O Professor Ricardo Barbosa, que trabalha com crianças há 20 anos e ministra aulas no Grêmio União Sanroquense, explica que até os cinco anos são indicadas atividades que permitam os movimentos naturais, como correr, saltar, dar cambalhotas, nadar, entre outras atividades, pois hoje há até aulas de natação para bebês. “O importante é respeitar essas fases da formação, com atividades lúdicas adequadas e direcionadas para cada momento específico a ser vivenciado pela criança”, comenta.

Barbosa ressalta que dos seis aos 11 anos pode-se trabalhar com atividades coletivas, visando a sociabilização e a integração social, introduzindo materiais como bolas, bastões, raquetes, porém sempre é necessário respeitar os limites e tratá-las como crianças e não como miniaturas de adultos.

A partir dos 12 anos ocorre a fase de aperfeiçoamento e desenvolvimento da destreza, equilíbrio e força. “Nesta faixa etária, o ideal são as atividades que introduzam competitividade em várias modalidades, aliando aspectos físicos e de integração social”, afirma.

A atividade física indicada para cada criança é aquela na qual ela sentirá mais prazer em desenvolvê-la. “Digo sempre que o importante é vivenciar o maior número de práticas, para que ela tenha a oportunidade de escolher a que mais lhe agradou. Mediante a isso, tenha a certeza que esta será à atividade perfeita para seu filho”, enfatiza.

O Professor Ricardo Barbosa diz que quando se fala em criança o importante é que a prática de atividade física seja realizada diariamente. “Além de só trazer benfeitorias, como melhora da auto-estima, aumento no poder de concentração e foco, promoção da integração social, fortalecimento do sistema imunológico e desenvolvimento de todo o sistema de músculo esquelético, a atividade física contribui, inclusive na prevenção de doenças, tais como obesidade infantil, que cresce a cada ano no mundo todo”, fala.

O Grêmio União Sanroquense oferece aulas nas escolas de esportes, para crianças a partir dos seis meses. “Há uma diversificação de atividades oferecidas pelo clube, dentre elas natação para bebês e crianças, futsal, futebol e vôlei”, informa a Secretaria.