A importância da prática de atividades físicas

A importância da prática de atividades físicas - 30 de outubro de 2012

Para iniciarmos nossa conversa, temos que entender a diferença entre atividade física e exercício físico.

  • Atividade Física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso. Atividades com objetivo de realizar uma tarefa/trabalho.
  • Exercício Físico é uma atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo final e intermediário, aumentar ou manter a saúde/aptidão física.

(Segundo CHEIK N. C. et. al., 2003)

 

 Exercícios Físicos realizados de forma controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças.

O sedentarismo associado a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, obesidade, níveis de colesterol elevado, ou seja, redução na qualidade de vida

A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de massa magra, aumentando a força, melhora da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

 

Eliseu Ferreira Pinto é coordenador da Academia de Musculação do Grêmio União Sanroquense, formado em Educação Física e professor.